Cremes e mais cremes!

12 Apr

20120412-184350.jpg

Aii! Hoje foi punk. Foi a primeira aula prática de verdade!

Na aula de demonstração, o chef nos mostrou os diferentes tipos de cremes base para a fabricação das várias sobremesas francesas.

A aula foi super corrida, alguns termos em inglês eu realmente não sei e tive que ficar desenhando nas minhas anotações pra não me perder. Tudo bem – depois dessa aula, foi a correria de descer pro changing room, pegar tudo o que precisa pra poder ir pra aula prática. Aqueles lockers são apertadíssimos, nada cabe direito ali e tá sempre uma galera… Sufoco! Enfim…

Chegamos na porta da cozinha. Chef N., que é super bacana, nos inspeciona da cabeça aos pés lra ver se os uniformes estão corretos, passados, limpos. Ele é francês também. Olhou para mim e: “Crrristiná, iuu aa djapaniizz?” “No Chef. Ahnn, actually yes Chef, sort of.”

Beleza. Posicionamo-nos na cozinha, separamos os utensílios. Chef explica como será e quantos minutos temos pra fazer cada coisa. Que desespero… Eu estava super ansiosa (ansiosa, eu!?!? ‘magiiina!!) e nem sabia por onde comecar. Bom, eu e minha colega do lado começamos a preparar o merengue suíço que deveríamos fazer para praticar ‘piping’. Tudo certo, mas bater clara em neve com açúcar, no banho maria e a mão, segurando um termômetro com a outra, não é lá a coisa mais fácil. Deu que deu, o merengue é transferido para a Kitchen Aid – yes, nós temos Kitchen Aid pra usar na aula!!!!!! Coisa mais linda…

Merengue pronto, hora de fazer rosette, shell, ‘S’ , umas tranças e uma tipo folha. Eu nuuuunca na minha vida tinha ‘pipeado’… Lá vou eu. Fiz os tais e depois os merenguinhos são assados.

Enquanto assa, partimos para o crème pâtissière. Esse é o creme usado pra tudo, à base de ovos, leite e baunilha em fava. Fiz meu creme meio que num piloto automático – porque tô pensando agora nele e parece que nunca vi na minha vida. Colocamos o creme pra gelar, coberto com filme plástico pra não fazer aquela ‘pele’ em cima.

Aí o Chef dividiu a turma: uma metade faz o creme mousseline (que é o pâtissière com manteiga e cointreau) e k outro é o diplomat (acrescentado de chantilly e coitreau). Eu fiquei com o diplomat – ou seja, dá-lhe muque pra transformar a nata em chantilly. Porém, enquanto o créme pâtissiére esfria, temos que bater um chantilly simples pra praticar piping. Lá vamos fouetzar tudo de novo.

Chantilly pronto, piping em uma folha descartável, guarda os rosettes e as shells na geladeira.

Créme pâtissiére pra fora e hora de fazer o diplomat. Bato mais um chantilly, mas dessa vez incorporo mais algins ingredientes para fazer um creme com sabor. Aí temos que knock o pâtissière back (sei lá como é em português!) para adicionar o chantilly, tive a impressão de fazer tudo errado, tanto que eu esqueci que pesar o cointreau e só taquei que qualquer jeito no creme. Medo!

Pipiripópi, terminei. Merenguinhos fora do forno, hora do Chef fazer feedback individual… Ave, tive uns 3 mini heart attack, ouvindo o Chef dar feedback pras outras meninas… Acontece que as britânicas do meu grupo são meio ‘nazi’ e as Ausländerin ficam tudo de fora. Elas meio que tiram sarro que a gente não entende 100% do que é explicado na aula e ainda parecem ficar lambendo as bolas dos chefes, querendo afirmação a cada segundo. Eu nem mostrei nada pro Chef, fiz como foi na demo e pronto. Tá que chegou a hora do meu feedback. Medo ao cubo. Chef cutuca meu diplomat: “perféct consistãnss, vérri gud’ fold’ en iu nócdi béc riili gud’â. Ioó paipíngui iz excelãn – rév iu dãn zis bifóó?” . “No Chef, this is my first time.” “Ai personali láic móó ze chantilly paipíngui bât bôss aa véri gud’. E ganhei uma anotação no meu student journal – “Excellent piping!!”.

Ganhei meu dia 🙂

Essas fotos são do creme e dos merenguinhos. E estão uma delícia! Eu é que vou parecer um merengue se continuar trazendo pra casa tudo o que faço na escola! Pior é que quero treinar nesse fim de semana… Quem é a fim de comer um creme com merengue?

3 Responses to “Cremes e mais cremes!”

  1. Marina Yumi Fujiname April 12, 2012 at 6:29 pm #

    hahaha que engraçado o trançado, parece um cocozão hehe
    parabéns com estrelinha né guria!!!! Excellent piping!

    • sweetcakeofmine April 12, 2012 at 6:45 pm #

      Cocozão, sim! E nossa, comi todos os merengues! Vou terminar o curso com diabetes e parecendo um bolo de casamento!

  2. Uiara May 3, 2012 at 1:55 am #

    Coco estiloso hein?!

    Beijo

Leave a Reply

